sábado, 16 de junho de 2012

O presente relatório tem o objetivo de relatar a aplicação do projeto interdisciplinar, aplicado no dia 06 de junho, na escola Delzuite Barroso, onde o publico alvo foi os alunos da 6ª série, com uma turma de 25 alunos com idade de 11 á 13 anos. De acordo com o roteiro do projeto sucedeu-se como o planejado, seguido das normas de aplicação, pelo tempo ser pouco, e a semana ser de feriado pode desenvolver o projeto de arte com êxito. O trabalho foi árduo, mais porem gratificante. Ao adentra na sala percebia-se a curiosidade dos alunos, se era a professora de arte e o que iríamos trabalhar, então começamos a execução da teoria e da pratica. Se reunirmos na sala mesmo, se apresentamos expliquei o teor do conteúdo, e explorei os conhecimentos prévios, que os mesmos já tinham, é claro que devemos valorizar as idéias dos alunos, e por isso também devemos compreender seus resultados, o trabalho de cada um. Depois das explicações, então falei da técnica que íamos trabalhar, e eles no inicio fizeram aquelas confusões de perguntas, então nessa hora tive a muita paciência de explicar como iríamos trabalhar a técnica do desenho e da pintura, focaríamos nas pinturas e desenhos rupestre, utilizando a tinta guache e o giz de cera. Não utilizamos o grafite, mas utilizamos o desenho com a tinta e as noções de pintura do grafite, transmiti esse conhecimento para eles, pois eram crianças bastantes curiosas e criativas. Então todos já cientes da atividade, destribuí as folhas A4, e tintas guaches e o Giz de cera e eles já começaram a criar suas artes rupestres, fiquei alegre de ver o interesse de cada um, só mexendo com tinta todos saem pintados, por eles não ter esse contato de vez enquanto com a tinta eles ainda fazem um pouco de sujeira, mas aquilo pra mim não importou, o que me importava e os resultados que cada um me trazia. A alegria deles me contagiava, quando eles diziam: “Olhe professora o meu, é assim”? Todos os alunos trabalharam a impressão da mão, espalmando sobre o papel e ainda faziam desenhos que dialogassem com nosso conteúdo. Portanto foi dessa maneira que desenvolvi a aplicação do projeto, foi um trabalho bastante proveitoso, onde pude obter novas experiências do meu trabalho, analisar como anda o ensino de artes. Registrei toda a atividade dos alunos, busquei tratá-los da melhor forma possível, quando era hora de cobrar eu cobrava e falava sério, os alunos de hoje ainda acham que a aula de arte é pura brincadeira, e isso precisa ser mudado. É uma das dificuldades que temos no ensino de artes, mas que ainda temos chance de mudar. Referências biliograficas: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/arte-rupestre-passado-presente-531778.shtml http://arte.com.educacao.sites.uol.com.br/desplanosaulacont.htm Anexos: Link do picasaweb: https://plus.google.com/photos/103597498228927366375/albums/5751340483261569905#photos/103597498228927366375/albums/5751340483261569905 Link do video: http://www.youtube.com/watch?v=yFCYivuZcow

Nenhum comentário:

Postar um comentário