sexta-feira, 1 de junho de 2012


                                Atividade: Versão final do projeto.




Título e autoria: Forma de linguagem, arte Rupestre (Desenho e pintura).

Ecirlandia Dias da Costa

1. Apresentação sucinta do tema e das disciplinas escolhidas para tratá-lo;

Ø  O tema do referido projeto tem por objetivo trabalhar, a  historia a arte rupestre, que  tem bastante  conhecimento, por  se trata de historia de povos que viveram  nos nossos antepassados, acredito que tenham muita importância no ensino – aprendizagem.  Mostra que esses povos já tinham sua sabedoria e suas necessidades de expressão, e o mais interessante que já tinham seus valores culturais, religiosos e suas crenças,  eram povos que iniciavam ali uma civilização de historia que hoje contemplariam a arte.

2. Motivação: de onde vem sua vontade ou necessidade de falar sobre esse assunto dessa maneira, isto é, através dos meios que essas disciplinas lhe oferecem;

Ø  O interesse de abordar  esse assunto da arte e historia,   se deu devido a necessidade de levar esses conhecimentos para sala de aula, que por si só não é um assunto isolado,esse tema abordado tem uma grande importância para compreendermos que  historia da arte desde a pré-história já se manifestava,   onde o homem não tinha os recursos que temos hoje e já sabia transmitir através de rabiscos suas impressões, são tempos que difere passado e presente.

Ø  Hoje temos  o computador para pesquisar e assim conhecer o material que melhor seja utilizado  para se trabalhar.    Qual melhor tinta para desenhar, e ele já tinha o conhecimento de descobrir os recursos naturais, que havia ao seu redor. Foram a partir dessas descobertas que o homem fez da natureza que hoje, fazemos uso dela também para criarmos obras de arte, utilizando os recursos naturais ou similares.
3. Objetivo: o que é essencialmente o seu projeto, a que ele vem, o que você pretende com ele;

Ø  Desenvolver uma atividade interdisciplinar que trabalhe de forma sucinta, onde  ambos os conhecimentos envolve  as duas disciplinas, historia e arte.

Ø  Propor ao ser humano conhecer o que a arte há milhares de anos já vinha sendo desenvolvida como expressão livre envolvendo crenças e valores.

Ø  Utilizar as linguagens como meio de comunicação e expressão e reconhecer e valorizar o patrimônio histórico e artístico

Ø  Conhecer a importância da teoria para a pratica, conhecimentos e materiais que achávamos que estavam longe do nosso alcance e  fazermos usos deles, se o homem paleolítico usou, e porque nós não? Se o conhecimento hoje é abrangente.




4. Público alvo: A quem ele se dirige? O que ele pode representar para essas pessoas?

O projeto será desenvolvido em uma instituição de ensino, escola Delzuite Barroso, com a turma da 6ª serie, pois vejo a carência de conhecimentos tanto pratico como teórico. Sabe-se que a arte ainda não conta professores formados e tem certos conhecimentos que não são levados para sala de aula.

Esse projeto tem um grande valor de incentivo nas vidas dos educandos, pois eles não só vão aprender a teoria quanto a pratica e enriquecer a sua  aprendizagem na disciplina de historia, conhecendo a hist. da arte rupestre, onde eles poderão fazer suas reflexões,  que a arte foi e continua sendo importantíssimo na expressão do homem,  como forma de linguagem e que a arte não é um conhecimento isolado das demais disciplina e que eles podem também fazer diferença e ver diferenças nas obras realisadas por eles, desenvolvendo suas criatividades despertando interesse por esse novo conhecimento.  

5. Metodologia: qual caminho você pensa em tomar; exemplo, primeiro farei isso, depois aquilo, precisarei ainda daquela outra coisa etc, finalmente, espero chegar em tal lugar. Como funciona seu processo criativo?

Ø  1ª etapa do projeto: Uma conversa informal, fazendo com que os alunos conheçam que, “Alguns dos registros mais antigos são os das impressões das próprias mãos do homem, espalmadas sobre a pedra. Especula-se que nossos antepassados tenham observado que suas mãos sujas de lama ou de sangue poderiam ter sua forma fixada sobre a superfície, deixando marcada a passagem por aquele lugar”.

Ø  2ª etapa: relatarei a respeito dos grafites que encontramos nos muros de muitas cidades. Por que as pessoas grafitam? O que elas deixam registrado? Afinal, o grafite também é uma forma de expressão que representa a sociedade contemporânea. Infelizmente muitos confundem expressão com vandalismo e grafite com pichação.

Ø  3ª etapa: Relatarei que em grandes centros urbanos estão repletos de exemplos de intervenções feitas sem autorização em muros, placas e orelhões leitura coletiva de VEJA e mostrando  que a situação é ainda mais grave quando as assinaturas e marcas são feitas em patrimônios históricos e artísticos.  Explicarei que o termo arte rupestre vem do latim rupes ou rupis, que quer dizer rochedo, ou seja, arte rupestre é aquela realizada em paredes. Os alunos poderão se perguntar: "muros grafitados são arte rupestre?". De certo modo, sim: é arte rupestre contemporânea.



Ø  4ª etapa: Na segunda fase, iremos aborda assuntos relevantes,  referente a arte e a historia, chegando  a pintura rupestre, com imagem e  pesquisas etc.

Ø  5ª etapa: com os alunos já cientes do objetivo da atividade, propomos então realizar uma atividade pratica, onde todos terão a oportunidade de registro, para transmitir seus ideais e seus conhecimentos e habilidades.

5. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados;

Ø  Lápis grafite,

Ø  Pincéis (guache)



Ø  Papel pardo ou papel fantasia



Ø  Cartolina



Ø  Tesouras



Ø  Lápis
Ø  Fita crepe



7. Referências de conceitos, artistas, projetos, obras ou fragmentos ligados ao que você pretende dizer e à maneira como pretende fazê-lo.












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