Atividade: Versão final
do projeto.
Título e autoria: Forma de linguagem, arte Rupestre (Desenho e pintura).
Ecirlandia Dias da Costa
1. Apresentação sucinta do tema e das disciplinas escolhidas para tratá-lo;
1. Apresentação sucinta do tema e das disciplinas escolhidas para tratá-lo;
Ø O tema do referido projeto tem por
objetivo trabalhar, a historia a arte
rupestre, que tem bastante conhecimento, por se trata de historia de povos que viveram nos nossos antepassados, acredito que tenham
muita importância no ensino – aprendizagem.
Mostra que esses povos já tinham sua sabedoria e suas necessidades de
expressão, e o mais interessante que já tinham seus valores culturais,
religiosos e suas crenças, eram povos
que iniciavam ali uma civilização de historia que hoje contemplariam a arte.
2. Motivação: de onde vem sua vontade ou necessidade de falar sobre esse assunto dessa maneira, isto é, através dos meios que essas disciplinas lhe oferecem;
2. Motivação: de onde vem sua vontade ou necessidade de falar sobre esse assunto dessa maneira, isto é, através dos meios que essas disciplinas lhe oferecem;
Ø O interesse de abordar esse assunto da arte e historia, se deu devido a necessidade de levar esses
conhecimentos para sala de aula, que por si só não é um assunto isolado,esse
tema abordado tem uma grande importância para compreendermos que historia da arte desde a pré-história já se
manifestava, onde o homem não tinha os
recursos que temos hoje e já sabia transmitir através de rabiscos suas
impressões, são tempos que difere passado e presente.
Ø Hoje temos o computador para pesquisar e assim conhecer o
material que melhor seja utilizado para
se trabalhar. Qual melhor tinta para
desenhar, e ele já tinha o conhecimento de descobrir os recursos naturais, que
havia ao seu redor. Foram a partir dessas descobertas que o homem fez da
natureza que hoje, fazemos uso dela também para criarmos obras de arte,
utilizando os recursos naturais ou similares.
3. Objetivo: o que é essencialmente o seu projeto, a que ele vem, o que você pretende com ele;
3. Objetivo: o que é essencialmente o seu projeto, a que ele vem, o que você pretende com ele;
Ø Desenvolver uma atividade
interdisciplinar que trabalhe de forma sucinta, onde ambos os conhecimentos envolve as duas disciplinas, historia e arte.
Ø Propor ao ser humano conhecer o que a
arte há milhares de anos já vinha sendo desenvolvida como expressão livre
envolvendo crenças e valores.
Ø Utilizar as linguagens como meio de comunicação e
expressão e reconhecer e valorizar o patrimônio histórico e artístico
Ø Conhecer a importância da teoria para a
pratica, conhecimentos e materiais que achávamos que estavam longe do nosso
alcance e fazermos usos deles, se o
homem paleolítico usou, e porque nós não? Se o conhecimento hoje é abrangente.
4. Público alvo: A quem ele se dirige? O que ele pode representar para
essas pessoas?
O projeto
será desenvolvido em uma instituição de ensino, escola Delzuite Barroso, com a
turma da 6ª serie, pois vejo a carência de conhecimentos tanto pratico como
teórico. Sabe-se que a arte ainda não conta professores formados e tem certos
conhecimentos que não são levados para sala de aula.
Esse
projeto tem um grande valor de incentivo nas vidas dos educandos, pois eles não
só vão aprender a teoria quanto a pratica e enriquecer a sua aprendizagem na disciplina de historia,
conhecendo a hist. da arte rupestre, onde eles poderão fazer suas
reflexões, que a arte foi e continua
sendo importantíssimo na expressão do homem,
como forma de linguagem e que a arte não é um conhecimento isolado das
demais disciplina e que eles podem também fazer diferença e ver diferenças nas
obras realisadas por eles, desenvolvendo suas criatividades despertando
interesse por esse novo conhecimento.
5. Metodologia: qual caminho você pensa em tomar; exemplo, primeiro farei isso, depois aquilo, precisarei ainda daquela outra coisa etc, finalmente, espero chegar em tal lugar. Como funciona seu processo criativo?
5. Metodologia: qual caminho você pensa em tomar; exemplo, primeiro farei isso, depois aquilo, precisarei ainda daquela outra coisa etc, finalmente, espero chegar em tal lugar. Como funciona seu processo criativo?
Ø 1ª
etapa do projeto: Uma conversa
informal, fazendo com que os alunos conheçam que, “Alguns dos registros mais antigos são os das impressões das próprias mãos
do homem, espalmadas sobre a pedra. Especula-se que nossos antepassados tenham
observado que suas mãos sujas de lama ou de sangue poderiam ter sua forma
fixada sobre a superfície, deixando marcada a passagem por aquele lugar”.
Ø 2ª etapa: relatarei a respeito dos grafites que encontramos
nos muros de muitas cidades. Por que as pessoas grafitam? O que elas deixam
registrado? Afinal, o grafite também é uma forma de expressão que representa a
sociedade contemporânea. Infelizmente muitos confundem expressão com vandalismo
e grafite com pichação.
Ø 3ª etapa: Relatarei que em grandes centros urbanos estão
repletos de exemplos de intervenções feitas sem autorização em muros, placas e
orelhões leitura coletiva de VEJA e mostrando que a situação é ainda mais grave quando as
assinaturas e marcas são feitas em patrimônios históricos e artísticos. Explicarei que o termo arte rupestre vem do
latim rupes ou rupis, que quer dizer rochedo, ou seja, arte
rupestre é aquela realizada em paredes. Os alunos poderão se perguntar:
"muros grafitados são arte rupestre?". De certo modo, sim: é arte
rupestre contemporânea.
Ø 4ª
etapa: Na segunda fase,
iremos aborda assuntos relevantes, referente a arte e a historia, chegando a pintura rupestre, com imagem e pesquisas etc.
Ø 5ª
etapa: com os alunos já
cientes do objetivo da atividade, propomos então realizar uma atividade
pratica, onde todos terão a oportunidade de registro, para transmitir seus
ideais e seus conhecimentos e habilidades.
5. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados;
5. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados;
Ø Lápis grafite,
Ø Pincéis (guache)
|
Ø Papel pardo ou papel fantasia
|
Ø Cartolina
|
Ø Tesouras
|
Ø Lápis
|
Ø Fita crepe
|
7.
Referências de conceitos, artistas, projetos, obras ou fragmentos ligados ao
que você pretende dizer e à maneira como pretende fazê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário