sexta-feira, 1 de junho de 2012

                                                        Roteiro do projeto interdisciplinar

O texto tem por objetivo, de interdisciplinar  na disciplina de  historia  a própria historia da arte, ou seja,  desenvolver um tema dentro da linguagem a arte rupestre.

Como sabemos a historia, é quem conta realmente os fatos como eles acontecem, é na historia que resgatamos algo de nossos antepassados e de civilização bastante distante do nosso alcance. E Trabalhando a historia da arte rupestre estamos proporcionando resgatar esses conhecimentos. Sabe-se que a historia da arte é uma disciplina que estuda a evolução das expressões artísticas, a constituição e a variação das formas, dos estilos, dos conceitos transmitidos através das obras de arte.

Costuma referir-se a historias das  artes visuais mais tradicionais, como a pintura escultura e arquitetura . Sabe-se que definição de arte sofreu ao longo do tempo mudanças, busca compreender melhor como a arte modela e é modelada pelas perspectivas e impulsos criativos dos seus praticantes.  A arte rupestre é a primeira demonstração de arte que se tem noticia na historia humana. Seus vestígios datam de antes do desenvolvimento das grandes civilizações e tribos, como as do antigo Egito. Esse tipo de arte era caracterizado por ser feito com materiais como terra vermelha, carvão, e pigmentos  amarelos(Retirados da terra).

Os desenhos eram realizados em peles de animais, casca de árvores e em paredes de cavernas. Onde eram retratadas pessoas, animais e sinais etc. Haviam ainda cenas de caçadas, em espécies extintas, e em diferentes regiões.  Apesar desses métodos primitivo é possível vermos diferentes estilos  como pontilhado,(o contorno das figuras formadas por pontos espaçados) ou de contorno contínuo), sem contar que ao observarmos os desenhos da arte rupestre percebemos que foram feitas pelo homem primitivo, ou seja é uma imagem bem primitiva, mas que o homem já tinha aquele dom de expressar a sua sabedoria através do que ele fazia, isso é que é o mais interessante da historia da arte, a necessidade de expressão e os valores e crenças  que ali surgiam, percebe-se, nos tempos mais remotos a arte já prevaleciam e não é só isso, a arte parte desde os primeiros rabiscos feitos pelo homem na paredes das cavernas.

Porém, segundo as pesquisas existem mais de 350mil a 400mil sítios arqueológicos em todo território do mundo, só mostra a relíquia de sítios que estão a disposição de analise para nossa historia em relação a historia da arte.

Referencias bibliográficas:





Nenhum comentário:

Postar um comentário